Nas duas últimas décadas, as tecnologias de internet e de dispositivos móveis avançaram tanto que permitiram a formação de estruturas comerciais totalmente virtualizadas. Isso fez com que o setor de TI ganhasse um papel ainda mais relevante no negócio das organizações.
Se a sua empresa depende de alguma tecnologia para funcionar, o post de hoje é para você. Descubra por que as empresas precisam considerar a integração da TI a outros departamentos.
Conheça as principais vantagens dessa estratégia!
Por que é necessário pensar em integração?
O perfil do consumidor mudou. Hoje, ele está mais exigente e possui necessidades cada vez específicas, devido ao alto volume de informações que possui. Isso obrigou as empresas a se adaptarem. Se não atenderem as novas demandas com rapidez, elas poderão perder força competitiva e, assim, estarão fadadas ao fracasso.
Uma forma encontrada para lidar com a questão foi integrar o setor de TI a todos os outros departamentos. Como a tecnologia está presente em praticamente todos eles, o alinhamento da TI ao negócio da empresa permite agilizar as análises de dados, idealizar a formação de estratégias em conjunto, executar processos de forma automatizada e muito mais.
Um exemplo disso é o setor de marketing. Essa área depende dos dados das equipes de vendas para desenvolver campanhas mais focadas nos reais interesses do seu público. Com a integração, os profissionais utilizam e consomem os dados disponíveis e ajustam a estratégia, agilizando os insights e melhorando a relação custo-benefício dos investimentos.
Vantagens de integrar o setor de TI aos outros departamentos
A estratégia de integrar o departamento de TI aos outros setores proporciona muitas vantagens à empresa. Nós separamos as principais delas para você se aprofundar. Confira!
Maiores oportunidades de inovação
Com a integração, a empresa pode adotar uma infraestrutura operacional com processos de monitoramento e controle mais centralizados. Isso é possível graças aos métodos de virtualização e hospedagem de dados e sistemas na nuvem.
Essa é uma grande oportunidade de inovação, pois moderniza as operações e deixa o negócio mais alinhado com as necessidades de disponibilidade online, facilitando a vida dos gestores e dos clientes.
Além disso, setores integrados tendem a contribuir mais uns com os outros, compartilhando informações que podem acelerar o ciclo de inovações, tornando a empresa uma referência no segmento de atuação.
Automação e padronização de processos
A integração também permite ao setor de TI conhecer melhor as necessidades de cada departamento, desenvolvendo ferramentas para automatizar tarefas consideradas repetitivas e outras mais complexas. Como resultado, a empresa agrega um alto nível de padronização às operações.
De modo geral, a automação e padronização reduz o número de atividades desempenhadas manualmente, libera profissionais para atuarem em áreas mais críticas do negócio, elimina erros humanos dos processos, acaba com o desperdício de recursos, acelera a produtividade e melhora a qualidade final dos produtos e serviços oferecidos.
Compartilhamento de tecnologias de Gestão
Por padrão, as áreas de TI são responsáveis por administrar tecnologias, sistemas e bancos de dados das organizações. É muito importante que o os responsáveis pela tecnologia da empresa disponibilizem dados para serem consumidos por difirentes profissionais.
Uma forma de fazer isso é por meio da Gestão à Vista. Por meio de dashboards gerenciais, os gestores podem gerenciar seus indicadores de modo transparente. Isso é possível com o apoio da TI ou de empresas de tecnologia que se tornem parceiros para fornecimento de software.
Abaixo você pode visualizar um dashboard de acompanhamento de indicadores real-time, criado na plataforma OpMon para exemplificar um modelo de gestão à vista.
Rapidez na resolução de problemas
Como o nível de informações comerciais melhora dentro da empresa, principalmente devido a uma gestão mais centralizada e compartilhada, fica mais fácil identificar padrões de falhas, bem como encontrar as melhores soluções para combatê-las na raiz. Isso vai deixando o banco de dados cada vez mais rico, com informações operacionais de alto valor estratégico, o que eleva a capacidade dos gestores em resolver problemas.
Para concluir, a alta relevância dos serviços de tecnologia gera sobrecarga no setor de TI. Então, para a estratégia de integração dar certo, você deve otimizá-lo antes. Isso inclui a adoção de ferramentas e métodos que permitam que os profissionais realizem o monitoramento e controle dos servidores, redes, códigos e outros recursos com maior rapidez e eficiência. A parceria com um especialista no assunto pode ser decisiva para o sucesso aqui.
Quer saber mais sobre o assunto? Entenda melhor como fazer o monitoramento de processos de TI na sua empresa!